Imprimido em 12-06-2011 05:05:28
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idEdicao=276&id=12026&idSeccao=4195&Action=noticia
SECÇÃO: Breves
Vila Pouca
Transporte público chega às aldeias
À semelhança do que fez a Câmara de Montalegre, a autarquia de Vila Pouca reorganizou a rede de transporte escolar para permitir que as populações dos planaltos do Alvão, de Jales e do Vale de Aguiar se possam deslocar à sede concelhia, a preços reduzidos. Até agora, muitas pessoas eram obrigadas a deslocar-se de táxi.
"Para irmos ao centro de saúde ou tratar de qualquer documentos na vila tínhamos de pedir boleia a um vizinho que fosse para aqueles lados. Caso contrário, tínhamos de chamar um táxi e gastávamos pelo menos 20 euros", explica Amélia Fraga, de Jales, visivelmente satisfeita com a medida.
O facto de os horários dos transportes estarem condicionados ao horário escolar parece preocupar os moradores, que aprovam a solução da autarquia. "Já no tempo das carreiras tínhamos de organizar a nossa vida em função do horário, e isso não era problema nenhum. O drama era não termos transporte a preço acessível", garantiu Carlos Silva, também residente em Jales.
Para o presidente do município, Domingos Dias, a solução agora encontrada é importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Vai assegurar a mais-valia de colocar transporte às populações mais abandonadas e põe fim a uma lacuna existente desde que deixou de haver carreiras regulares em muitas aldeias", disse ao Semanário TRANSMONTANO. Refira-se ainda que estão assinalados os 23 locais onde as pessoas podem utilizar os transportes públicos, através dos autocarros da autarquia que, mediante cobrança de bilhete simples e respectivo recibo, transportam as pessoas para a sede de concelho ou para as respectivas moradas.
O valor dos bilhetes, que depende, naturalmente, das distâncias a percorrer (entre 3 e 21 quilómetros), varia entre 1,15 euros e 2,65 euros.
© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .