Semanário Transmontano

Imprimido em 26-06-2011 23:07:04
Semanário Transmontano
Versão original em:http://www.semanariotransmontano.com/index.asp?idEdicao=272&id=11863&idSeccao=4120&Action=noticia

SECÇÃO: Chaves

TEF apresentou calendário de actividades
Cidade ficou sem cinema, mas vai ter teatro regular

Foto
A cidade de Chaves vai ter, já partir deste mês, teatro com regularidade. O programa das peças foi apresentado terça-feira, pelo Teatro Experimental Flaviense, que está a tentar “dar a volta por cima”, depois de recentemente se ter visto obrigado a terminar com as sessões de cinema, por falta de público.
“Chovem amores na rua do matador”. A peça, do grupo Teatro Trigo Limpo - Acert de Tondela, vai, no próximo dia 20, marcar o arranque de uma nova era do Teatro Experimental Flaviense (TEF).
A partir deste mês, o grupo de teatro flaviense promete oferecer teatro com regularidade, no âmbito de uma parceria com a Asso-ciação Chaves Viva.
A parceria com associação municipal vai ditar também o fim do protocolo que a autarquia flaviense mantinha com os Teatros de Vila Real e de Bragança, no âmbito do “Vinte Sete- Festival Internacional de Teatro”. Apresentado como um festival de teatro descentralizado, o “Vinte e Sete” decorria anualmente de 27 de Março a 27 de Abril. Durante esse mês, espectáculos de companhias de várias nacionalidades percorriam salas das três cidades.
Agora, o “Vinte e Sete” será substituído pelo festival “Teatro e Companhia”, que será organizado pelo TEF e pela Chaves Viva.
Mas a apresentação regular de peças teatrais não é a única novidade. Para “rentabilizar” o Cine-Teatro Bento Martins, que recentemente deixou de exibir sessões de cinema por falta de público, o TEF vai abrir no local um atelier de dança. A abertura da “escola” está prevista já para a próxima quarta-feira e será coordenada pela professora Juliana Barbosa. No final, dia 16 de Abril, os alunos realizarão um espectáculo.
Além disso, a companhia flaviense pretende ainda alugar, “a preços convidativos”, o espaço do Cine-Teatro, para colóquios, reuniões, festas de anos, seminários, exposições, entre outras actividades. “O Cine Teatro Bento Martins tem óptimas condições (auditório, átrio, serviço de apoio administrativo com telefone, fax, internet, projecção multimédia, aparelhagem de som, aparelhagem de iluminação, máquina de projecção de cinema, bar) e, por isso, gostaríamos de o rentabilizar”, diz Rufino Martins, do TEF, admitindo que o “reforço” das actividades é uma forma de “dar a volta por cima”, depois da “falência” do cinema.

Calendário das peças
Dia 20 de Janeiro – “Chovem amores na rua do matador”, Teatro Trigo Limpo - Acert de Tondela.
Dia 17 de Março – “A morte dos tolos”, Jangada
Dia 24 de Março – “A Rainha louca o riso e a morte”, Teatro Experimental Flaviense
Dia 7 de Abril – “Ay Carmela”, Teatro das Beiras
Dia 14 de Abril – “Melhor Solo que acompanhado”, Peripécia
Dia 19 de Maio – “Jorge Dandino ou um marido confundido”, Teatro Experimental Flaviense

Por: Margarida Luzio

© 2007 Semanário Transmontano - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: .

Fechar