Arquivo: Edição de 30-07-2010
|
Chaves
|
|
Detido quando preparava a caça aos javalis
O Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Chaves deteve, na aldeia de Ervededo, um homem de 52 anos por utilização de armadilhas ilegais para caça ao javali. O indivíduo foi apanhado em flagrante delito, pois os elementos do Núcleo de Protecção Ambiental mantiveram as armadilhas vigiadas até à chegada do alegado dono. Durante a operação, a GNR acabou ainda por apreender três armadilhas para captura de aves, uma armadilha para captura de coelhos, quatro fios em aço para captura de javalis e uma catana.
A batalha para pôr termo à caça ilegal não se tem revelado uma tarefa para a GNR. Em muitos dos casos este tipo de caça está enraizada como uma tradição que passa de geração em geração. Aliás, na grande maioria das aldeias, a prática não é vista como ilegal, havendo até quem se defenda dizendo que “é a única forma de proteger dos javalis o milho e o resto dos cultivos”.
Além disso, por vezes, as autoridades localizam os chamados “laços”, mas identificar os donos torna-se mais difícil.
Por:
Paulo Silva Reis
|

| santos | 50427cesariosantos@aeiou.pt | |
Gostei: Muito |
Concordo: Plenamente |
Comentário: Concordo com a atitude da GNR,é pena não identificar mais autores desta prática,será que o ser humano gostava de caír numa armadilha e ter uma morte horrivel.Pensem no sofrimento dos animais antes de o fazerem. |
|
| |